Poeta, ensaísta e crítico literário, LopitoFeijóo é um dos nomes internacionalmente mais conhecidos da literatura e da poesia angolana. Os 35 anos de carreira literária foram assinalados com a publicação do seu mais recente livro, Reuni Versos Doutrinários, que reafirma a visão de uma vida de que existe uma doutrina poética. "Porque acima de tudo: A POESIA!", afirma Lopito no poema de abertura desta sua obra.
O escritor e jornalista Luís Fernando destacou, em Luanda, a necessidade e a coragem de se pôr a ler autores angolanos num espectro mais amplo no sistema de ensino.
União dos Escritores é estável
Escrito por Francisco PedroFrancisco Pedro- Senhor Presidente, não acha que o surgimento de três entrevistas de escritores, nos órgãos de informação, sobre o estado atual da União dos Escritores Angolanos indica existir uma crise e vontades de antecipação das eleições só previstas para 2016, tempo que alguns candidatos consideram longo demais?
Pepetela destaca peso da literatura na consolidação da identidade angolana
Escrito por Venceslau MateusO escritor Artur Pestana "Pepetela" afirma, em entrevista à Angop, que a literatura teve um papel preponderante na consolidação da identidade angolana, na construção e reforço do espírito de liberdade do jugo colonial.